terça-feira, 17 de janeiro de 2012

À TV.

Após algum tempo de analise dos prós e contras cheguei à conclusão de que os fatos veiculados na mídia ultimamente são dignos de nota. Não irei aqui me referir a um caso em particular, apesar de ter sido ele o estopim de minhas analises, mas à participação da mídia de modo geral na vida do cidadão brasileiro.

Está claro para mim que a mídia como um todo tem grande papel na vida social de uma nação, tanto que muitas vezes é mencionada como quarto poder, e tem muita relevância como formadora de opinião; no entanto, está ela agindo dignamente no exercício de suas tarefas? Está ela cumprindo adequadamente sua função?

Obviamente não nos cabe generalizar as atitudes da mídia como um todo visto que existem jornais e revistas cujos editores são comprometidos com a informação de qualidade e apresentada de modo imparcial, ainda que contribuam conjuntamente com suas analises da situação em pauta, e não manipulada de maneira predeterminada.

No entanto a mídia elaborada para as camadas de cultura/escolaridade menos elevadas, principalmente a veiculada na televisão, sofre fortemente com a exposição de informações tendenciosas, de nível informativo de qualidade duvidosa, com conteúdo apelativo e muitas vezes com dados errados ou equivocados.

Os exemplos mais danosos que me vêm à mente são, em primeiro lugar, os ‘reality shows’ com a sua coisificação do ser humano, transformando-os em mercadoria a ser exposta para apreciação e futuras negociações; isso ser mencionar o fato de incutir na idéia dos fracos que vida de sucesso é somente aquela regada a bebidas, festas e sexo fácil.

Em segundo lugar tenho como exemplo os noticiários policiais, que, em minha opinião, tem a tendência de tratar o direito penal como um jogo de bingo, como se a restrição de liberdade e de direitos fosse algo que se pudesse moldar à vontade de uma massa que desconhece princípios da ciência em questão, sem contar o julgamento e condenação antecipados.

Eu lhe pergunto, o quanto realmente custa elaborar programas de melhor qualidade, com melhor conteúdo, procurando esclarecer a população ao invés de vendar seus olhos? Ou será mais fácil manter a massa de cidadãos subservientes para que objetivos não tão virtuosos sejam alcançados?


Bitokas da Queen.

2 comentários:

  1. Vou fazer um pedido chatinho, vim pedir um favor grande pra você, eu estou participando de um concurso pode votar em mim? As votações estão acontecendo em http://sapatosdeveludo.blogspot.com/ . Peço por favor que você vote Dear Diary Sucker!

    Bjin* (Eu sei que é chato divulgação, mas to correndo atras pra conseguir ganhar sabe?)

    deardiary-sucker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Putz... Temos duas coisas a se pensar, ou se gera muito filhos por desligarmos a TV ou assistam a essas coisas.
    Infelizmente vivemos em um pais onde a maioria de sua população é de baixa e baixíssima rende, onde não há a possibilidade dessa grande maioria ter uma teve a cabo ou parabólica.
    E no mais é como eu sempre digo: "Infelizmente putaria da dinheiro..."
    bjs :)

    ResponderExcluir