segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aos redatores, de forma geral.

Tenho visto por aí muita coisa mal escrita e escrita de forma errada, principalmente em redes sociais, twitter, blogs, MSN, entre outros; e isso me deixa muito chateada, para não dizer indignada.

Não estou me referindo ao comum ‘internetês’, aceitável quando falamos rapidamente no MSN ou queremos escrever algo mais longo no twitter (exemplo: vc, qdo...); me refiro sim a erros grotescos tanto de grafia quanto de colocação (concerteza, mas ao invés de mais...).

É torturante observar como cada dia menos as pessoas se preocupam com a forma com que escrevem, com o mínimo admissível para se fazer compreender; até parece que nunca foram de fato alfabetizadas.

Isso que, por enquanto, estava me referindo apenas à forma. O que se há de dizer então do conteúdo do que está sendo publicado por aí? Fazes e textos inteiros em que o autor não consegue expor o que de fato quer dizer.

Não me entenda mal, o que estou criticando não é a linguagem simples, ao contrário, esta é muito bem vinda em praticamente todas as circunstâncias; o que estou criticando é a pobreza na escrita, até mesmo o desrespeito com a língua.

Outro erro não tão comum, mas não menos grave, é o pecado pelo excesso. Que falar daqueles que insistem em uma linguagem rebuscada, cheia de inversão, figuras de linguagem e sinônimos incomuns sem saber fazê-lo de modo correto? Simplesmente pavoroso.

A erudição, ainda que correta, já não é cabível em qualquer lugar; visto que depende do objetivo pretendido com o texto publicado e com o público alvo a quem ele é produzido; quiçá quando esta é feita de modo errado.

A linguagem é instrumento não apenas de comunicação como de emoção, e deve ser respeitada e valorizada em todas as circunstâncias. Não matem o português !!!


Bitokas da Queen.

3 comentários:

  1. Olhando minhas postagens antigas, reparei como muitas delas da duplo sentido, estão de modo incompreensível, fora os erros ortográfico, usei de palavras que não fazia sentido na frase, ou no contexto do texto. O titulo que já deveria ser uma prévia do que seria o texto, não transmitia nada.
    Ainda estou caminhando, mas á não gatinho mais... O esforço pra melhorar minhas escritas veio da paixão de escrever e não por vender manchete, ganhar "CURTIR".
    Rebuscar conhecimento é muito bom, e não culpo as pessoas que publicam reportagens com erro ortográficos e gramaticais e sim as que lêem e aceita esses erros como algo normal, não notam que talvez aquela manchete no jornal, internet, revista foi feito de modo desleixado, sem a mínima preocupação de fazer com que o leitor se habituassem com a escrita correta, e quando não nos chamam de ignorantes e burros na cara dura.

    ResponderExcluir
  2. sou adepto de uma linguagem mais popular, e confesso que nem sempre reparo na minha grafia para conferir se esta tudo certo!!
    gostei do seu blog, já linkei ele no meu :)

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado/colocado. Há coisas gritantes que doem, machucam os olhos sensíveis de quem procura, no mínimo, escrever corretamente. É obrigação do cidadão dominar seu idioma. Não sabe? Pesquise! Tem dúvida? Substitua. Mas, por favor, não matem o português! Beijos

    ResponderExcluir